O Núcleo de Estudos sobre o Congresso (NECON) é um laboratório de pesquisas vinculado ao IESP-UERJ.
O Poder Legislativo ocupa lugar central na política brasileira. Sua análise é imprescindível para a compreensão do cenário político nacional. Trabalhando nessa perspectiva, o Núcleo é constituído por professores, pesquisadores e estudantes dedicados à análise do Legislativo em seus diversos âmbitos. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre o Núcleo e sua equipe.
Desde a redemocratização e a edição da Constituição de 1988, o Congresso Nacional tem aparecido no cenário político como ator cada vez mais central. Lugar da representação, onde os grandes temas nacionais são discutidos e a pluralidade de perspectivas encontra espaço de manifestação, é hoje também instituição fundamental do processo decisório. Não é por outro motivo que a ciência política tem crescentemente investido esforços no sentido de entender a lógica do comportamento dos parlamentares no Brasil em suas diversas dimensões.
O Núcleo de Estudos sobre o Congresso tem por objetivo contribuir para o avanço desta área de estudos através de pesquisas dedicadas à investigação de diversas questões ligadas ao Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, desde índices e taxas de coesão e disciplina, informações sobre trajetória política dos parlamentares, tramitação de políticas públicas e problemas de organização interna.
O Núcleo também promove seminários, publicações de boletins e relatórios de acompanhamento de conjuntura. Ademais, serve de apoio sistemático ao desenvolvimento dos trabalhos de tese de mestrado e doutorado de alunos envolvidos com temas afins.
O Núcleo se organiza com a perspectiva de consolidar redes de interação acadêmica que vêm se delineando faz alguns anos no contexto dos encontros da ANPOCS, ABCP, da LASA e eventuais seminários nacionais e internacionais. Contatos já firmemente estabelecidos podem ser visualizados através dos painéis do Grupo de Estudos Legislativos da ANPOCS e de Instituições Políticas da ABCP que conta com a participação de pesquisadores do CEBRAP, professores da USP, da UFMG, UFGRS e UECE. Além disso, estamos integrados ao Latin American Political Institutions Section (LAPIS) da LASA.