O NECON

O Núcleo de Estudos sobre o Congresso (NECON) é um laboratório de pesquisas vinculado ao

IESP-UERJ. Acredita-se que em um regime institucional como o brasileiro, o Legislativo ocupa

lugar central na política, de modo que sua análise é imprescindível para a compreensão do

cenário político nacional. O Núcleo é, portanto, constituído por professores, pesquisadores e

estudantes dedicados à análise do Legislativo em seus diversos âmbitos. Conheça um pouco

mais sobre o Núcleo e sua equipe.

A Constituição de 1988 reservou lugar central para o Congresso Nacional. Espaço privilegiado para o debate dos temas de interesse público e para a manifestação da pluralidade de opiniões do país, o Congresso é hoje também instituição fundamental no processo decisório. Compreende-se, portanto, o motivo pelo qual a ciência política tem investido esforços crescentes para entender a lógica do comportamento parlamentar no Brasil em suas diversas dimensões.

O Núcleo de Estudos sobre o Congresso tem por objetivo contribuir para o avanço dessa área de estudos por meio da constituição de um laboratório de pesquisas dedicado à investigação de diversas questões ligadas ao Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Dentre o material coletado e analisado, podem-se citar índices e taxas de coesão e disciplina das bancadas, a dinâmica de conflito partidário no legislativo, as trajetórias dos parlamentares, a tramitação de políticas públicas e problemas de organização interna das casas legislativas.

O material e as atividades decorrentes desse trabalho de análise são diversos. O Núcleo produz boletins e relatórios de acompanhamento de conjuntura, promove seminários nacionais e internacionais e apoia de maneira sistemática a produção acadêmica de seus membros, inclusive o desenvolvimento de dissertações e teses de alunos envolvidos com temas afins.

EQUIPE

Fabiano Santos

COORDENADOR

Wanderley Guilherme dos Santos

PESQUISADOR EMÉRITO

Carolina de Paula

PESQUISADORA SENIOR

Julio Canello

PESQUISADOR SENIOR

Leonardo Martins Barbosa

PESQUISADOR JÚNIOR

Acir Almeida

COLABORADOR

Ana Regina Amaral

COLABORADORA

Bernardino Bilerio

COLABORADOR

Brenda Cunha

COLABORADORA

Cesar David Mendo

COLABORADOR

Debora Gershon

COLABORADORA

Eric Nogueira Andrade

COLABORADOR

Evandro Sussekind

COLABORADOR

Fabrícia Corrêa Guimarães

COLABORADORA

Fernando Sabóia Vieira

COLABORADOR

Luís Felipe Guedes da Graça

COLABORADOR

Maria Cristina Pita Bacovis

COLABORADORA

Simone Cuber Araujo Pinto

COLABORADORA

REDES EXTERNAS

O Núcleo se organiza com a perspectiva de consolidar redes de interação acadêmica que vêm se delineando faz alguns anos no contexto dos encontros da ANPOCS, ABCP, da LASA e eventuais seminários nacionais e internacionais. Contatos já firmemente estabelecidos podem ser visualizados através dos painéis do Grupo de Estudos Legislativos da ANPOCS e de Instituições Políticas da ABCP que conta com a participação de pesquisadores do CEBRAP, professores da USP, da UFMG, UFGRS e UECE. Além disso, estamos integrados ao Latin American Political Institutions Section (LAPIS) da LASA.