Um ensaio sobre o papel da mídia na mudança organizativa dos partidos políticos brasileiros

PAULA, Carolina. Um ensaio sobre o papel da mídia na mudança organizativa dos partidos políticos brasileiros. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 10, p. 241-248, 2010.

Pesquisas sobre a capacidade dos partidos políticos atuarem enquanto “atalho informacional” para os eleitores argumentam, em diversos textos, que estes teriam sofrido um declínio de seu papel em decorrên cia da preponderância midiática no jogo político eleitoral. O objetivo deste ensaio consiste em realizar o levantamento bibliográfico referente à teoria organizacional dos partidos políticos justaposto à argumentação de pesquisadores que tiveram a mídia brasileira – especialmente a televisa – como objeto de pesquisa durante as eleições. Sob o enfoque da teoria organizativa dos partidos, o texto questiona uma afirmação recorrente nos estudos de Comunicação Política: a substituição dos partidos políticos pelos meios de comunicação. Pelo levantamento da bibliografia, e com foco específico no caso brasileiro, sugere cautela na afirmação da dominância dos meios de comunicação vis-à-vis com os partidos políticos nacionais.

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